De Mochila pelas Américas

Sete tons de verde (parte I)

em 7 janeiro, 2013

San Andres 1
San Andres 2
San Andres 3
San Andres 4
San Andres 5
San Andres 6
San Andres 11
San Andres 12
San Andres 7
San Andres 8
San Andres 9
San Andres 10
San Andres 13
San Andres 14

Daria para pintar o cenário usando apenas duas cores: o verde e o azul. O verde desenharia o mar e o contorno dos coqueiros. O azul explodiria no céu e mancharia o oceano. O único ponto branco, igualmente claríssimo, seria usado para marcar a areia da praia de San Andrés, paraíso colombiano, no Caribe.

Na ilha onde dá para fazer check-in no aeroporto e esperar o embarque tomando banho de mar, tudo é colorido. Até o arame farpado das cercas que demarcam o território verde e preservado. A circulação é preferencialmente feita de moto ou em carrinhos de golfe, quando não a pé, ou de bicicleta, pelos pouco mais de 20 km que contornam a beira mar.

Em San Andrés se tem o prazer de olhar o fundo do oceano, desde a superfície, sem conseguir tocá-lo, tal a transparência das águas. Assim como temos a satisfação de mergulhar e colher a areia grossa, fruto da decomposição de conchas e das algas, conhecidas como “halimedas”.

No manguezal, o passeio em caiaques transparentes, de fibra. Vitor, o guia nativo, aponta as medusas, pelicanos, fragatas e os gigantes pepinos-do-mar, que soltam as tripas para escapar de serem devorados pelos peixes que entram no parque regional à procura de comida.

O tanino é extraído do mangue vermelho para a fabricação de rum, vinho azedo e para curtir o couro de gado. A semente do mangue pode navegar à deriva pelo oceano durante um ano e ainda brotar, quando alcança terra.

Na ilha em formato de cavalo marinho, a quase 800 km da costa colombiana e a apenas 250 km da Nicarágua, podemos comprovar: o mar tem pelo menos sete diferentes tons de verde e azul.

Serviço:

San Andrés – Capital: San Andrés Town (parte mais agitada da ilha, ao norte)

Regiões de menor movimento: San Luís e Enseada Cove

Voos: de Bogotá (2h); de Cartagena (1h30)

Entrada na Ilha: COP 45 mil por pessoa (R$ 54,00)

Clima: quente o ano inteiro. Entre outubro e novembro – época de furacões

Caiaque: www.sanandresislas.es.tl

 

Tags:, , , , ,

8 Comentários link permanente

8 Posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *