De Mochila pelas Américas

A casa de argila

em 11 janeiro, 2013

Casa de argila 1
Casa de argila 2
Casa de argila 3
Casa de argila 4
Casa de argila 5
Casa de argila 6
Casa de argila 7
Casa de argila 8
Casa de argila 9
Casa de argila 10

Totalmente inspirada no gênio da arquitetura, Antoni Gaudi, a casa de argila foi construída como se trabalha uma grande peça de cerâmica: com as mãos. Claro, o arquiteto colombiano Octavio Mendoza Morales também utilizou algumas ferramentas, agrícolas, para dar forma a sua criação.

As quatrocentas toneladas de argila foram queimadas com carvão, em fornos instalados no interior da casa. Como o elemento terra é térmico, a construção acumula a energia solar para aquecer a casa à noite e nas horas mais frias.

De acordo com o arquiteto, esse tipo de construção seria ótima solução para áreas com grande risco de incêndios, visto que a argila resiste ao fogo, afinal é feita para queimar.

Os detalhes, em ladrilhos coloridos, também lembram fortemente o catalão Gaudi. Como projeto, eternamente em construção, a chamada “Casa Terracota” é uma espécie de experimentação arquitetônica e artística. Nunca será dado como concluído por Morales. Começou a ser erguida há 13 anos, no povoado de Villa de Leyva, a três horas de Bogotá.

Tags:, , , , , , , , ,

22 Comentários link permanente

22 Posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *