A praia é espaço democrático (parte II)

Publicado em: 07/01/ 13

San Andres 15
San Andres 16
San Andres 17
San Andres 18
San Andres 19
San Andres 20
San Andres 21

Com dificuldade a moça sobe na pedra para a foto. “Vamos, gorda”, estimula o namorado. A segunda rechonchuda aguarda a vez, também quer espaço no retrato. Tarde movimentada em Johnny Cay, outro parque regional do arquipélago, a dois quilômetros da ilha principal, San Andrés.

Logo ao lado os dois locais resolvem abordar o trio de argentinas. O caribenho, cabelos trançados falsamente aloirados, pede um cigarro e avança sobre o chimarrão. Pretende sair na frente e ganhar espaço com a morena. O magrinho, de óculos chamativos, projeta a conversa praieira para o outro lado. A loira sobra.

O sol, fortíssimo, faz o europeu branquela caminhar encapuzado e abrigado pelo moletom de mangas compridas. Na água, o cinquentão malhado pela rotina da academia parece estrangular a esposa, amedrontada pelas ondas que arrebentam nos arrecifes, peitos caídos dentro do maiô azulado.

A família, metade americana, metade colombiana, leva o ruivinho miscigenado para se refrescar nas piscininhas de água morna. No interior da ilhota, à sombra dos coqueiros, os bares rústicos vendem três tipos de refeições à base de peixe e acompanhadas por “patacón” e arroz.

Ao longe, o navio que parece operante está partido ao meio. Prejuízo da família Onassis, no final dos anos 60, arrastado pelo vento e correnteza até San Andrés. A terceira maior barreira de corais do mundo protege o paraíso das ondas gigantes e da invasão dos tubarões. Os “kite-surf” riscam as águas. Tudo segue em paz, no mais democrático espaço do universo.

Serviço:

Jonnhy Cay: 30 minutos de barco de San Andrés

Saídas: das 9h00 às 16h00

Custo transporte: COP 15 mil (R$18,00)

Entrada parque regional: COP 4 mil (R$5,00)


Um comentário

  1. Caroline Rack disse:

    Cada postagem sua, me deixa mais impressionada com a sua coragem!Boa sorte Ike !
    Caroline Rack- Colégio Sesi Guarapuava


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *