Apresentação

 Gêisers del Tatio\Chile

Além de uma grande aventura, De Mochila pelas Américas, é uma expedição jornalística e cultural. A viagem, por terra, vai percorrer durante nove meses cerca de 30 mil quilômetros, em pelo menos 10 países das três Américas. Histórias, fatos, curiosidades, dicas reflexões e experiências serão documentadas aqui, em textos, imagens e vídeos.

O sistema de transporte utilizado será multimodal: ônibus, trem, carro, bicicleta, cavalo, barco, canoa, bote e caiaque. Boa parte da expedição será longe das grandes concentrações urbanas e perto da natureza em suas diferentes manifestações: selvas, montanhas, praias, desertos, parques florestais, cânyons e cordilheiras.

As pequenas comunidades locais de cada país, de cada região, e suas distintas formas de organização e de vida serão priorizadas. Mas os povoados e os lugares inóspitos serão intercalados com visitas a cidades coloniais, como Cuenca\Equador e Cartagena\Colômbia e importantes centros latinos, como Guadalajara\México ou a capital Panamenha, para citar exemplos.

A aventura de atravessar as Américas será intensificada pela prática de esportes radicais como rafting, mountain bike, parapente, rapel, e canoagem e outros de contemplação como trekking, snorkel e balonismo.

Característica importante deste projeto é a flexibilidade e o improviso, a beleza da descoberta e a ousadia da conquista.

Definitivamente esta não é uma viagem turística e este não é um blog de agente de viagens. A proposta também passa longe de ter o simples objetivo de atingir uma meta, ou de chegar a um lugar distante.

De Mochila pelas Américas é uma vivência, uma rica experiência que reúne aspectos exploratórios, esportivos, culturais e sociais. É uma viagem que combina a magnitude das paisagens cênicas com a cultura real de cada sociedade americana.

Antes de tudo, é a realização de um sonho.

Sigo o meu caminho, espero ter você aqui, como companhia. Participe junto desta jornada, seja muito bem-vindo.

Ike Weber