De Mochila pelas Américas

Cañón del Colca 1

em 28 novembro, 2012

Beleza Colca 1
Beleza Colca 2
Beleza Colca 3
Beleza Colca 4
Beleza Colca 5
Beleza Colca 6
Beleza Colca 7

A beleza e a grandiosidade

Paz, beleza, grandiosidade. Algumas palavras para expressar um pouco do que é o Cañón del Colca, um dos maiores cânions do mundo, a cinco horas de Arequipa, no sul do Peru.

Região árida, onde não chove de março a meados de dezembro, reduto de condores, que encerra segredos Incas e plantas medicinais. Lugar de magia e de descentes dos antigos quéchuas, habitantes das montanhas.

A parte mais alta, onde há circulação de pessoas, chega a quase cinco mil metros. No fundo do vale, abismos de até quatro mil metros de profundidade. Ao redor, montanhas míticas e uma forte energia.

Apenas 200 pessoas vivem dentro do cânion, em sete pequenos povoados. Em alguns deles, escolas que ensinam entre seis e 15 alunos. A população envelheceu, mas continua saudável e ativa. Os jovens partiram para se formar na cidade grande. A seca aumentou, a fruticultura, principal fonte de renda, enfraqueceu. Hoje, além de algum escambo, entra algum dinheiro dos andarilhos, em busca de aventura.

No meio da trilha, o túmulo de um ancião, morto enquanto caminhava, aos 92 anos de idade. No alto da subida, a triste lembrança da estudante brasileira falecida em agosto deste ano, quando caiu com a mula penhasco abaixo.

Em toda parte, porém, a beleza, a aridez, a magia e a grandiosidade.

 

Tags:, , , ,

4 Comentários link permanente

4 Posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *