Cañón del Colca 1

Publicado em: 28/11/ 12

Beleza Colca 1
Beleza Colca 2
Beleza Colca 3
Beleza Colca 4
Beleza Colca 5
Beleza Colca 6
Beleza Colca 7

A beleza e a grandiosidade

Paz, beleza, grandiosidade. Algumas palavras para expressar um pouco do que é o Cañón del Colca, um dos maiores cânions do mundo, a cinco horas de Arequipa, no sul do Peru.

Região árida, onde não chove de março a meados de dezembro, reduto de condores, que encerra segredos Incas e plantas medicinais. Lugar de magia e de descentes dos antigos quéchuas, habitantes das montanhas.

A parte mais alta, onde há circulação de pessoas, chega a quase cinco mil metros. No fundo do vale, abismos de até quatro mil metros de profundidade. Ao redor, montanhas míticas e uma forte energia.

Apenas 200 pessoas vivem dentro do cânion, em sete pequenos povoados. Em alguns deles, escolas que ensinam entre seis e 15 alunos. A população envelheceu, mas continua saudável e ativa. Os jovens partiram para se formar na cidade grande. A seca aumentou, a fruticultura, principal fonte de renda, enfraqueceu. Hoje, além de algum escambo, entra algum dinheiro dos andarilhos, em busca de aventura.

No meio da trilha, o túmulo de um ancião, morto enquanto caminhava, aos 92 anos de idade. No alto da subida, a triste lembrança da estudante brasileira falecida em agosto deste ano, quando caiu com a mula penhasco abaixo.

Em toda parte, porém, a beleza, a aridez, a magia e a grandiosidade.

 


4 Comentários

  1. Pencai disse:

    Boa Ique. Depois de mto perrengue, essa piscininha vale a queda. Daleee.

    • ikeweber disse:

      E se vale, he, he… Foi puxado, mas os treinos ajudaram. O fortalecimento da musculatura das pernas foi fundamental, mas as panturras ainda assim sentiram. Abço.

  2. Thalyta Natany disse:

    Tu tienes el mejor trabajo del mundo.
    Espero que algún día pueda ser exactamente dónde usted está en esta imagem.
    (Mi español no es muy bueno, así que si estoy equivocado me perdone)

    Abço.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *