De Mochila pelas Américas

Carnaval em Santa CataLina

em 7 fevereiro, 2013

Santa Catalina 1
Santa Catalina 2
Santa Catalina 3
Santa Catalina 4
Santa Catalina 5
Santa Catalina 6
Santa Catalina 7
Santa Catalina 8
Santa Catalina 9
Santa Catalina 10
Santa Catalina 11
Santa Catalina 12

O céu, avermelhado, indica bom tempo para a manhã seguinte. Outras cores, variadas, rasgam o entardecer. O calor liberado pela areia, ao final do dia, demonstra como é forte o sol na praia de Santa Catalina, costa do Panamá.

Centenas de caracóis, carregando suas casas às costas, riscam a areia alva. Garças e aves mais raras repousam sobre as rochas. As ondas tubulares, perfeitas, aguardam o despertar dos surfistas.

O dia se arrasta com calma, o tempo navega com suavidade nesse cantinho do Oceano Pacífico. Enquanto isso, o rio serpenteia até o mar e o sol reflete nas lagoas de água salgada. Na imensa praia do Estero, a tarde passeia a cavalo.

A água é morna e verde-turquesa na Ilha Coiba, a 64 quilômetros da costa. Refúgio de macacos, bichos-preguiça e centenas de espécies de peixes, rajados, coloridos, opacos, listrados, diminutos ou em forma de flauta.

O silêncio impera. Nas praias da ilha só se escuta a melodia do mar encostando maciamente nas pedras. No mergulho, as moreias aguardam boquiabertas, em instinto de defesa e sobrevivência.

Ninguém vive na ilha, à parte dos guardas e encarregados pela vigilância do Parque Nacional de Coiba. Mas, com sorte, se pode avistar crocodilos, tartarugas, tubarões e muitas iguanas.

À noite, pelas estradas escuras ou à beira mar, o céu é tela negra, pontilhado de prata pelas estrelas. Cabelos e olhos claros prevalecem nas cabanas que servem refeições, paredes pintadas com imagens de baleias, tartarugas, arraias e tubarões. A madrugada é quente e mágica em Santa Catalina, numa pontinha do Pacífico.

Tags:, , , , , , ,

17 Comentários link permanente

17 Posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *