De Mochila pelas Américas

Golpe cibernético em San Andrés

em 31 dezembro, 2012

Espero que este triste post sirva de alerta para viajantes e turistas que fazem reservas de hospedagem pela internet. Não há ambientes totalmente seguros. Em pleno paraíso caribenho, em San Andrés, na Colômbia, fui vítima de fraude de crime cibernético. E o que é o pior e mais preocupante: a reserva que fiz para passar o réveillon na ilha foi totalmente intermediada pelo site expedia.com, conhecido mundialmente e até então considerado confiável.

Há dois dias antes da virada do ano, não havia qualquer acomodação livre em San Andrés. Hostels, hotéis, albergues, tudo lotado. A única opção que encontrei foi o aluguel de um apartamento, oferecido pela empresa “asesores travel apartaments”. O nome estranho não despertou muita suspeita porque, além da expedia.com, aparece em referendados sites internacionais de pesquisa e reservas on line: tripadvisor e booking.com, além de outros sites colombianos.

Esta madrugada, a infeliz surpresa: o endereço indicado na reserva da expedia.com não existia. Encontrei outro endereço, indicado pelo tripadvisor. Também nada. Após conseguir contato por e-mail com o responsável pela suposta empresa, nova direção foi dada. Igualmente fraudulenta.

Ao efetuar o cancelamento do meu cartão de crédito, duas compras haviam sido efetuadas e outras tantas tinham sido recusadas. Decepcionante surpresa, que macula lugar tão bonito e povo tão gentil como o colombiano. É um alerta: você também pode ser enganado, pela internet, a qualquer momento. Por mais que pareça, nesta área não há ambientes totalmente seguros.

 

Tags:, , , , , ,

7 Comentários link permanente

7 Posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *