Golpe cibernético em San Andrés

Publicado em: 31/12/ 12

Espero que este triste post sirva de alerta para viajantes e turistas que fazem reservas de hospedagem pela internet. Não há ambientes totalmente seguros. Em pleno paraíso caribenho, em San Andrés, na Colômbia, fui vítima de fraude de crime cibernético. E o que é o pior e mais preocupante: a reserva que fiz para passar o réveillon na ilha foi totalmente intermediada pelo site expedia.com, conhecido mundialmente e até então considerado confiável.

Há dois dias antes da virada do ano, não havia qualquer acomodação livre em San Andrés. Hostels, hotéis, albergues, tudo lotado. A única opção que encontrei foi o aluguel de um apartamento, oferecido pela empresa “asesores travel apartaments”. O nome estranho não despertou muita suspeita porque, além da expedia.com, aparece em referendados sites internacionais de pesquisa e reservas on line: tripadvisor e booking.com, além de outros sites colombianos.

Esta madrugada, a infeliz surpresa: o endereço indicado na reserva da expedia.com não existia. Encontrei outro endereço, indicado pelo tripadvisor. Também nada. Após conseguir contato por e-mail com o responsável pela suposta empresa, nova direção foi dada. Igualmente fraudulenta.

Ao efetuar o cancelamento do meu cartão de crédito, duas compras haviam sido efetuadas e outras tantas tinham sido recusadas. Decepcionante surpresa, que macula lugar tão bonito e povo tão gentil como o colombiano. É um alerta: você também pode ser enganado, pela internet, a qualquer momento. Por mais que pareça, nesta área não há ambientes totalmente seguros.

 


7 Comentários

  1. Sigmar Sabin disse:

    Putz Ike,
    Que coisa chata. Eu imagino como é sentir-se enganado, ainda mais, numa data como esta. Espero que o prejuízo não tenha sido dos maiores. Que na continuidade da viagem você seja compensado com novas paisagens, amizades, conhecimentos e descobertas.
    Bem, olha só…

    A sua viagem, para mim, um admirador distante, desconhecido, despertou, ou inspirou fazer algo diferente nesta virada de 2012 para 2013. Assistir ou pelo menos tentar assistir aos fogos de Curitiba, do alto duma montanha. Assim, dia 31, partimos eu e meu filho Guilherme que veio passar as férias comigo, para a serra do mar, com intuito de ir ao Pico Paraná. Mas ao iniciarmos a trilha, fomos recomendados ir ao Caratuva ou Itapiroca, por causa da instabilidade do tempo e nuvens constantes. Acabei escolhendo o Caratuba como destino. Lá, chegando com chuva, no final da tarde, fomos presenteados por DEUS, com uma noite clara e enluarada, que nos permitiu assistir ao espetáculo (de insanidade, claro) dos fogos de virada de ano, tanto de Curitiba como do litoral. Para meu filho, foi sua primeira escalada. Pra mim, um acontecimento único e inesquecível.

    Feliz 2013 IKE, que o ano lhe venha repleto de novidades, alegrias em muitas conquistas.

    Algumas fotos da nossa jornada…https://www.facebook.com/media/set/?set=a.580176765342606.148438.100000508633984&type=3

    Abraços e Boa Jornada.

    • ikeweber disse:

      Bacana sua iniciativa, Sigmar. Bom ter os filhos próximos em momentos assim. A situação que passei espero já tenha sido revertida. A sorte é que não houve tempo dos fraudadores atuarem com eficiência, acionei rapidamente o cartão de crédito. Ótimo 2013 e, em breve, novos posts. Abço

  2. Carmona disse:

    Que pena isso. Cuide mais também da pessoa física, que o trajeto tenha só paz e alegrias…

  3. Marinho disse:

    Caraca, Ike. Que lamentável isso! Pena mesmo, porque um ano antes eu passei o reveillon neste mesmo lugar e foi divino! Era tranquilo caminhar pela ilha, dar voltas e mais voltas naqueles carrinhos de golfe, encontrando e parando em pontos paradisíacos…
    Abraço e gaste sola de tênis ai, pq esta caminhada tá muito boa pra vc e pra quem acompanha!

    • ikeweber disse:

      Marinho, seja bem-vindo. Foi desagradável, mas já superamos. Pode acontecer em qualquer lugar do mundo. A ilha é paradisíaca e foi ótimo passar alguns dias ali. Prazer em recebê-lo aqui neste blog. Acompanhe a expedição e novas aventuras. Grande abço, Ike.

  4. Clécio M. A. Ribeiro disse:

    Vcs tem que se preocupar é com outras coisas q está acontecendo no meio da gente, em nossas cidades,e ninguem faz nada. Estou falando de Compra Premiadaq é golpe certo.
    kd o Ministério Público Federal q não faz nada?
    a Eletromil deu um golpe no Pará de 30 milhões, no Maranhão de 15 milhões. a Eletroforte outro golpe no Maranhão de mais de 10 milhões. depois foi a Eletro-Onda, em Viana -Ma, depois a Eletroforte deu mais um golpe em Viana. o povo continua dormindo.
    agora vai ser a vez da Eletro- Nossa, do tão conhecido Chico do Tote, um cara q não vale oq o gato enterra.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *