História e aventura em uma terra original

Publicado em: 18/04/ 13

Reportagem do viajante

Um dos lugares mais isolados e preservados da Nicarágua, o Rio São João, exatamente na fronteira com a Costa Rica, encerra uma história de luta e de navegação, de descobertas e pirataria.

Curso fluvial estratégico para a chamada rota de trânsito, que levava viajantes do Atlântico ao oceano Pacífico, para depois subirem à Califórnia, o rio foi travessia interoceânica antes da construção do famoso Canal do Panamá. Era a segunda metade do século XIX e explodia a corrida pelo ouro no oeste americano.

Atualmente a região conserva restos de seculares barcos a vapor, uma fortaleza espanhola revitalizada e preserva o conhecimento tradicional dos indígenas que ainda habitam a selva nicaraguense.

Essa jornada começa de barco, noite adentro, pelo Lago da Nicarágua, e só vai terminar quatro dias depois, em acampamento na selva, às margens do rio. A expedição você acompanha agora, em uma série de textos e imagens.


2 Comentários

  1. Larissa disse:

    achei muito legal, o lugar tem sua historia como vestigios dela, o mais interresante é essa jornada que pode fazer que começa de barco, noite adentro, pelo Lago da Nicarágua, e só vai terminar quatro dias depois, em acampamento na selva, adoraria fazer isso!

  2. Louise Martins - Colégio SESI-PR - M.C.RONDON disse:

    Aposto que vai ser muito interessante essa expedição 4 dias em um barco e ainda a noite… Bem puxado vai ser, eu não aguentaria e ainda ficaria morrendo de medo. Ia ficar paranoica, pensaria que o barco ia virar ou então que ia vir algum bicho do rio e me pegar… rsrsrs’ Sou muito medrosa… >.<


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *