De Mochila pelas Américas

O melhor hiking da Costa Rica

em 3 abril, 2013

Vieja 0
Vieja 1a
Vieja 1b
Vieja 2
Vieja 3
Vieja 4
Vieja 4a
Vieja 4b
Vieja 6
Vieja 7
Vieja 8a
Vieja 8b
Vieja 9
Vieja 10
Vieja 11
Vieja 16
Vieja 17
Vieja 18
Vieja 19
Vieja 20
Vieja 21
Vieja 22
Vieja 23
Vieja 24

Relato do viajante

O sol estala na superfície da água e, no fundo, se multiplica e espalha em feixes luminosos. Mergulha no poço de água puríssima para fazer brilhar as folhas amareladas. O vento, encorpado, balança igualmente a estrutura frágil das plantas raquíticas e as copas verdes das árvores seculares.

O hiking no Parque Nacional Rincón de La Vieja, região de Guanacaste, é dos melhores da Costa Rica. Adentra vegetação de savana e de floresta tropical seca e permite encontrar todas as etapas de uma atividade vulcânica: fumarolas, poças de água fervente ou de barro ardente.

Na pequena, mas absolutamente profunda lagoa, a água aquecida pelo vulcão borbulha a 100 C e exala para longe o cheiro ardido de enxofre. O acesso à cratera está fechado, a última erupção ainda não se perdeu no tempo, foi em 1991.

A região foi objeto de disputa entre a Costa Rica e a Nicarágua, no começo do século XIX.

Com o tempo a vista de acostuma a encontrar espécies na mata fechada. Pizotes, da família dos guaxinins, fuçam as folhas e cavocam buracos à beira do rio, à procura de comida. Os morphos são borboletas azuis que decoram a paisagem.

Os latidos que se escutam ao cair da tarde dão a impressão de que uma matilha de cães selvagens se aproxima. São macacos-aranha, saltando alto, nos galhos dos cedros, figueiras e guanacastes.

No chão, as árvores montam degraus, oferecendo a trilha. Cipós e caules se entrelaçam arriscando esculturas, como a cabeça de anfíbio, e criando diferentes formas, como de argolas. As raízes riscam o solo e lembram garras de répteis.

Na mata, a natureza humana também dá seu exemplo de beleza e vitalidade. O alemão Kal, 86 anos e bengala em punho, avançou sobre pedras, troncos e raízes e completou o circuito de três quilômetros ao longo da base do vulcão Rincón de la Vieja. Exemplo de vontade e perseverança.

Tags:, , , , , ,

25 Comentários link permanente

25 Posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *