De Mochila pelas Américas

O Museu de Pratos

em 14 maio, 2013

Pratos 1
Pratos 2
Pratos 2a
Pratos 2b
Pratos 4
Pratos 4a
Pratos 4b
Pratos 5
Pratos 7
Pratos 8
Pratos 8b
Pratos 9
Pratos 10
Pratos 13
Pratos 14
Pratos 19
Pratos 20
Pratos 23

Descoberta do viajante

É uma coleção interessante, diferente, e por que não dizer, bizarra. Há pratos do mundo inteiro, com temáticas e materiais diferentes. Estão expostas peças com desenhos e motivações infantis, pratos em homenagens a presidentes ou empresas, com referências musicais e esportivas ou motivos religiosos.

O casal José e Ângela de Ramos também gosta de circular pelo mundo. O detalhe é que acabam sempre incorporando esse tipo de peça à bagagem. Terminaram por abrir um museu para exibir o material.

São de Suchitoto, no norte de El Salvador, onde o museu foi instalado, há pouco menos de dois anos. Os dois se mudaram para a Califórnia, nos Estados Unidos, na época da guerra civil que dizimou pelo menos 75 mil pessoas no país, na década de 80.

A coleção não deixou as terras salvadorenhas. São pelo menos mil pratos, que acabaram também dando o nome ao museu. Pratos de porcelana, plástico, cerâmica, aço inoxidável, vidro, alumínio, madeira e até de chumbo. Pintados ou em serigrafia.

Há os tradicionais pratos ingleses, de porcelana azul. E os esdrúxulos, em linguagem kitsch.

A maioria é redonda, como são normalmente os pratos. Mas há os de formato pouco usual, retorcidos, retangulares ou que lembram um chapéu. Recordam a casa da avó ou da bisa?

 

Tags:, , , ,

25 Comentários link permanente

25 Posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *