O sonho

Publicado em: 17/11/ 12

Reflexão sobre a realização deste sonho, no deserto do Atacama, em 2010

A expedição De Mochila pelas Américas é, em primeiro lugar, a realização de um sonho de infância, acalentado na adolescência, amadurecido na juventude e agora realizado na idade adulta.

Quando perguntado sobre quando surgiu a ideia, refleti: “na verdade sempre esteve dentro de mim, conectado à minha essência”. Não exatamente percorrer as Américas, mas sim viajar pelo mundo, lentamente, vivenciando distintas experiências, observando diferentes culturas, compreendendo modos de vida, visitando lugares cênicos, selvagens e afastados, participando do cotidiano de comunidades, em diversos países.

Definitivamente esta não é uma viagem turística e tampouco tem o objetivo de atingir uma meta ou de simplesmente chegar a um ponto específico no mapa. É um circuito de vivência, sem dúvida é uma aventura e também é uma expedição jornalística e cultural.

Por isso resolvi dar um tempo no meu cotidiano profissional e pessoal. Conversei com a família, comentei com os amigos, negociei no trabalho e me afastei, temporariamente, de minhas atividades como diretor de Comunicação da Federação das Indústrias do Paraná.

Ganhei a estrada. Espero ter você como companhia.

Durante os próximos sete meses vou estar aqui, interagindo, contanto histórias, postando curiosidades, dando dicas, compartilhando fotos e fazendo reflexões.

Circularei sozinho, mas por este canal interativo nós poderemos percorrer juntos 11 países, 30 mil quilômetros. Por terra, de ônibus, bicicleta, de carro, a cavalo e a pé. Por água, de barco, bote, canoa e caiaque.

Convido você a participar comigo desta jornada, seja bem-vindo.

 


22 Comentários

  1. Andre Beltrame disse:

    Parabens pela iniciativa! Irei acompanhar pelo blog.
    Boa viagem!

  2. Undina Werneck disse:

    Se eu pudesse seria uma mochileira para ganhar o muno que seria a minha casa. Curta que isso acontece apenas uma vez na vida. Curta divirta e satisfaça o seu ego.

  3. Denise disse:

    Adorei! Vou acompanhar!

  4. Leu disse:

    Isso aí Ike, boa viagem e aproveite!

  5. Cristiano Leoz disse:

    Poxa cara, que iniciativa bacana… Todo mundo deveria parar um pouco para refletir e descobrir quem realmente é e qual a sua missão por aqui.. no final acabamos sendo uma peça da engrenagem maluca que é a nossa vida… Quase sempre estamos na inércia, sendo conduzidos, ao invés de conduzirmos.

    Outra coisa bacana desta sua experiência, acredito que seja a questão humana… Sem duvida alguma você vai viver experiências maravilhosas através de pessoas incríveis que vai conhecer ao longo desta jornada. Cada um tem uma história muito valiosa e deveria escrever o seu próprio livro…

    Te desejo toda a sorte do mundo e vou acompanhar os seus Posts para conhecer um pouco mais sobre os lugares que passar, além de entender a sua visão das coisas.

    Um grande abraço!

    Cristiano

    • ikeweber disse:

      É isso mesmo, Cristiano. Todos deveríamos parar, ao menos uma vez na vida, para refletir sobre nossa jornada e o rumo que estamos tomando. Conto com a sua companhia neste jornada. Grande abço, Ike.

  6. Reginato Mendes Junior disse:

    Estarei na torcida pelo sucesso dessa aventura.
    Saúde e paz na jornada!

  7. Parabéns pela aventura Ike!
    Sucesso na viagem!
    Espero um dia fazer algo parecido.
    Por enquanto vou acompanhando pelo Blog.

    Grande abraço!!!

  8. Adriane Sandrini disse:

    Sucesso nesta nova jornada Ike! Vamos acompanhar tudo por aqui! Boa viagem 🙂

  9. Marisa Barão disse:

    Que os bons ventos te acompanhem, Ike!!
    Boa viageeeeeem!!!

    =)

  10. Guilherme disse:

    Extraordinário Ike, parabéns pela ousadia!

  11. Renata Virgínia Moura disse:

    Bom dia, Ike. Sou Professora de Língua Portuguesa do Colégio Sesi Fesp, em Curitiba, Paraná. Teremos seu Blog como um de nossos objetos de estudo em uma das Oficinas de Aprendizagem no 1º Bimestre, portanto precisaremos de muitas informações.
    Espero que possamos nos comunicar em breve!
    Parabéns pela coragem e desprendimento!
    Um abraço!

    • ikeweber disse:

      Obrigado, professora. Fico satisfeito com a realização da Oficina de Aprendizagem e me mantenho à disposição para interagir e responder às perguntas que tiverem. Grande abraço e ótimo retorno às aulas. Ike Weber.

  12. ketlin oliveira disse:

    Oi Ike Weber, eu sou aluna do Colégio Sesi pr de Guarapuava. só estou dando um passadinha por aqui pra lhe falar que estou acompanhando essa jornada e estamos ai participando contigo. Obrigado por nos dar um pouco da noçao de como é nossa América. bjuus.

  13. Caroline Rack disse:

    Achei muito interessante sua coragem, estarei acompanhando sua jornada, pois acho que a partir daqui, terei um pouco mais de conhecimento.
    Primeiramente obrigada por nos dar a oportunidade de junto com você conhecer inúmeros lugares, e, parabéns !

  14. Caroline do Valle disse:

    Oi Ike sou a Caroline do Colégio Sesi de Guarapuava, gostaria de saber sobre toda sua viagem, conhecendo a realidade, o que vc deixa como experiência de vida para nós?

    • ikeweber disse:

      Caroline,

      Você pode ter uma síntese de toda a viagem acessando os posts de cada país. Dará uma boa ideia.

      Quem sabe, se o Sesi se entusiasmar, poderia fazer uma palestra-conversa para vocês, que tal?

      Bom, vamos a algumas reflexões. Há muitas, algumas íntimas e outras públicas.

      1) Lute pelos seus sonhos – Nada vem fácil, normalmente. Se tem um sonho deve correr atrás para realizá-lo. Há 10 anos penso em fazer uma expedição como essa. Tive que economizar, conciliar atividades profissionais e familiares e aguardar o momento mais oportuno para cair na estrada. Agora estou aqui, vivenciando o sonho. Mas quem vê de fora pode achar que foi muito fácil e relaxante.

      2) Viva o momento – Não fomos educados para desfrutar o instante e a vida precisa disso para se tornar plena. Viver o momento, sem a ansiedade de saber o que vai acontecer amanhã. Procuro desfrutar de cada lugar e de cada situação que vivencio, seja ela fácil ou difícil, boa ou má.

      3) Viva de forma simples e reduza o consumo – Geralmente as pessoas tem a tendência de complicar tudo, colocar barreiras e dificuldades. Devemos realizar, ousar, sem bloqueios. E reduzir o que gastamos, comemos, consumimos. Aí no Brasil se consome muito, em relação à América Central, para dar um exemplo. Você sabe que já reduzi três vezes a minha bagagem, desde que comecei a viagem? Circulo com menos coisas e roupas, com o passar do tempo.

      Abço e espero que sejam úteis as reflexões. Ike.

      • Caroline do Valle disse:

        Gostei e concordo com vc! Deve ter muita coragem.
        Estamos acompanhando toda sua viajem e estou adorando, abço e boa sorte. Caroline do Colégio SESI de Guarapuava.

  15. Ana Paula disse:

    Ola Ike aqui Ana Paula, Colégio Sesi Guarapuava, estamos acompanhando sua viagem e gostando muito Parabéns pela sua coragem!

  16. karine colégio sesi disse:

    você é muito vida loca continue assim !!! um beijo


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *