Uma cidade que respira arte

Publicado em: 04/03/ 13

San Jose 27
San Jose 26
San Jose 23
San Jose 24
San Jose 4
San Jose 9
San Jose 10
San Jose 11
San Jose 12
San Jose 13
San Jose 14
San jose 17
San Jose 18
San Jose 22
San Jose 1
San Jose 7
San Jose 19
San Jose 6

A arte está nas ruas de San José, capital da Costa Rica. Aparece estampada nos muros da Assembleia Legislativa, colore prédios e decora galpões.  O grafismo cobre paredes de clínicas e de hospitais e avizinha-se aos pontos de ônibus. A arte marca o rosto das crianças.

A antiga fábrica de licores, da época em que a produção da bebida era estatizada, foi transformada em Centro Nacional de Cultura. Agora abriga teatro, espaço para shows e apresentações, o Museu de Arte e Desenho Contemporâneo e a Companhia Nacional de Dança.

A estrutura secular ficou abraçada à Cultura. Fazem parte do cenário os antigos tanques de armazenamento de álcool e as caldeiras que aqueciam matérias-primas.

O governo da Costa Rica invadiu o palco e roubou a cena para atrair novamente o cidadão ao centro da capital. Há alguns anos, as pessoas passaram a viver nos subúrbios e vir à área central só para trabalhar. O cenário agora mudou, com a exposição da arte que se apropriou do espaço público.

A manifestação artística infantil alegra os muros da cidade que incentiva a Cultura. Aos sábados, o Parque Morazán é uma festa que une esporte, entretenimento e diversão. Novamente desponta a arte. Na inventividade das bicicletas e no colorido das pernas-de-pau. Nos movimentos graciosos das meninas e seus bambolês e no espetáculo dos tambores, aberto à participação popular.

Por que não dizer que a natureza emprestou seu toque artístico à cidade, ao moldar os caules e as raízes das árvores.

A arte está nos museus. Em forma de peças de jade, das civilizações pré-colombianas. Emoldurada em pinturas que resgatam a identidade costarriquenha, enquanto criticam o consumismo dos trópicos, estimulado pelos norte-americanos.

As esculturas recebem o cidadão bem em frente ao Banco Central.

Os carrinhos decorados, símbolo nacional da Costa Rica, comprovam que o senso estético é parte da tradição do país. Começaram a ser trabalhados à mão no final do século XIX, com imagens da fauna e da flora nacional.

A arquitetura artística se observa no prédio dos Correios, edificado em 1914.

Os desenhos, em chapas de metal, são uma homenagem aos cachorros que vivem nas ruas, que estão enfermos ou são maltratados em cativeiros. Outra intervenção urbana, outra expressão da arte.

Encontramos o dom artístico na receptividade dos “josefinos”, nome dado aos habitantes de San José. A especialidade deles é a arte do relacionamento.

 

Fotos: Ike Weber e Ju Scheller

 


63 Comentários

  1. Robson Paduan disse:

    Essa sim tem a minha cara…rs

  2. Amanda Simões disse:

    Ike, não sei se deu pra observar mais coisas pois pelo jeito o que mais chama atenção e deve ser magnífico, é a arte … Mas, como é a população em questões sociais ? Parabéns por sua coragem e disposição, sou aluna do colégio SESI – ASSAÍ – PR, e estou na oficina DE MOCHILA PELA AMÉRICA, e vou te acompanhar através do blog …

    • ikeweber disse:

      Obrigado, Amanda. Estou começando a explorar a Costa Rica. Optei por descrever San José por esse viés da arte porque, além de chamar a atenção, é um aspecto importante, usado para aproximar o morador da sua cidade.
      Em relação a outros aspectos vou me aprofundando à medida em que a viagem avança. Abço, Ike.

  3. Adriano Pereira - SESI Assaí disse:

    Olá Ike… muito interessante… novas perspectivas da América que não conhecíamos sendo incorporadas em nossa vida. obrigado.
    Só uma dúvida… quanto a arte presente em San José.. foi produzida por um grupo específico, tipo “artistas da periferia” ou “vanguarda artística de San Jose” ou foi realizada por um mix de artistas?
    Ovrigado

    • ikeweber disse:

      Vários artistas, Adriano. Há intervenções urbanas diferentes pela cidade. Mas o Ministério da Cultura lança projetos de incentivo, em que organiza artistas ou grupos de artistas para determinadas ações, como o grafite nos muros, por exemplo. Abço.

  4. ivan disse:

    holla Ike Weber mi nombre es Ivan yo tengo 17 años,y estudio en lo colégio SESI- PR.
    estoy estudiando en la taller de maleta por las Americas, estoy encantado em conocer un poco de la America del sur.
    queria darte las gracia por dame todo esto, y le te deseo my buena suerte.

  5. Nádia fernanda disse:

    Holla Ike Weker mi nombre es Nádia Fernanda estúdio en lo colégio Sesi -PR,queria dar las gracias por la oportunidad que usted esta nos proporcionando con las viajes ,maravillosas por las Américas

  6. nadia disse:

    Holla Ike Weker mi nombre es Nádia Fernanda estúdio en lo colégio Sesi -PR,queria dar las gracias por la oportunidad que usted esta nos proporcionando con las viajes ,maravillosas por las Américas

  7. Lavinia Costa disse:

    holla Ike Weber, mi nombre es Lavinia Estudio en lo colégio SESI-PR.
    Estoy muy imprecionada todos estos lugares que va! son increíblemente hermoso … Estoy estudiando en el taller de la mochila para las Américas y estoy disfrutando de verdad! Le deseo buena suerte, abrazos (:

  8. Taina Zanette disse:

    es muy hermosa estas flores Tengo varios en mi casa con éxito aventura enraizamiento para usted… tchau fique con Dios

  9. Taina Siqueira disse:

    ike hola mi nombre y Taina am 15 años de estudio en lo colegio sesi PR
    necesario para explorar estos lugares maravillosos y nos dan la oportunidad de conocer – ellos también le avise, buena suerte (:

  10. Giovanna Tostes disse:

    Hola Ike, buenas noches! Todo bién? Yo me llamo Giovanna y estudio en el colegio SESI PR (taller de maleta por las Americas. Estoy aqui para desear a ti que disfrute lo mejor de la viaje!

  11. Vívian Floriano disse:

    Muy interesante la preservación cultural. Me encantaron los colores de las pinturas en la pared.

  12. Rafael Cruz Lima disse:

    Nossa… Ainda não tinha conhecido informações sobre o dia a dia em San José. Muito interessante a parte da expressão artística, mas ela está espalhada por toda a cidade ou é mais central?

  13. Ana Caroline - Sesi de Guarapuava disse:

    Ooi Ike, qual foi o pior lugar que já passou até agora ?
    Abraços (;

    • ikeweber disse:

      Não teve pior lugar, Ana. Todos foram maravilhosos. Teve, sim, lugares mais críticos, menos seguros ou sem infraestrutura. Nesses quesitos, a maioria deles foi no Peru e em algumas regiões da Colômbia. Abço.

  14. Ronan Batista disse:

    Parabéns Ikeweber To adoraandooo !!!
    Abraços Ronan SESI-guarapuva-PR

  15. Lavinia Costa disse:

    ike hola, mi nombre es Lavinia y estudio en lo colégio SESI de Bandeirantes PR.
    Estoy muy satisfecho con toda esta belleza que existe en América del Sur! todo es muy bonito, lo es realmente impresionante! y quería darte las gracias por darnos esta oportunidad de aprender todo esto a través de ti! Gracias y buena suerte (: abrazos …

  16. kemberkawe disse:

    hola, soy de bandeirantes-PR, y el estudo no colégio SESI,estoy muy adimirado con postagens.brabraços

  17. Taina disse:

    Enhorabuena por tu trabajo. todo muy bonito e interesante. Valew Ike

  18. Daniel Mello Correa disse:

    Os desenhos são de artistas locais de costa rica ou são internacionais?
    Mas mando uma boa viajem do colégio SESI-GUARAPUAVA

  19. alex ricardo disse:

    Muito bom!Ike qual sera o proximo pais que vc vai visitar?

  20. Maria Tereza Barbosa - Sesi Paranavaí disse:

    Olá Ike gostei muito da cultura deste lugar, achei bem interessante! Seria bem interessante se a maioria das pessoas levassem a vida desta maneira!

  21. Louise Martins disse:

    Ola Ike sou do Cólegio Sesi – Marechal C. Rondon – Pr
    Adorei San José, a arte de lá parece ser tão diversificada e muito criativa. Queria saber de onde vem tanta inspiração para os artistas rsrsrs’

  22. Guilherme Bueno Ribeiro disse:

    Muito boa essa viagem valeu mesmo por nos proporcionar a incorporação do conhecimento, Colégio SESI-Guarapuava , agradeço por nos mostrar a realidade e a cultura …

  23. Tainy T. (Colégio Sesi-PR) disse:

    Oi Ike, estou com você nessa sua jornada… bjs Tainy Toledo(colégio sesi guarapuava)

  24. Sanatiel disse:

    Oi Ike sou do colégio SESI Paranavaí e estou acompanhando gostando muito da sua jornada de viagens.

  25. Ane Cunha disse:

    Olá Ike, sou do colégio sesi de Guarapuava, estamos todos te acompanhando nessa aventura!

  26. Tays gomes disse:

    Olá,Ike! sou do Colégio Sesi Londrina,gostaria de saber se voçe acha, que a arte do grafismo seria tão bem vista nos outros países da América,como a da capital da Costa Rica?
    Espero a sua resposta.

    • ikeweber disse:

      Tays, considero que se há esforço e uma política de incentivo, por parte dos governos e\ou prefeituras, poderia ser sim. Caberia muito bem no Panamá e na Colômbia, por exemplo. Abço, Ike.

  27. felipe disse:

    estamos adorando sua viajem,colegio sesi pr-guarapuava

  28. Gabriela Stavinski disse:

    Estou adorando sua viajem Ike, abraços Colégio SESI- Guarapuava

  29. Leonardo Prizon disse:

    É muito interessante ver como na América Latina há tanta diversidade cultural e geográfica (relevos, vegetação, etc), a cada nova postagem mais eu me interesso em acompanhar suas aventuras, essa foi uma ótima iniciativa para incentivar muitos jovens a ver uma nova realidade da nossa América, parabéns novamente Ike!

  30. Amanda Luisa disse:

    Olá Ike, como está de viagem?
    Sou aluna do colégio SESI de Mar. Cân. Rondon- PR.
    Adorei essa experiência que você compartilhou com nós, a arte, a história, magnífico. Gostaria de saber quanto tempo tu ficou na Costa Rica? Abraços e boa sorte!

    • ikeweber disse:

      Amanda, ainda estou na Costa Rica. Até agora foram 22 dias. Faltam algumas regiões para visitar então vai passar de um mês… Abço, Ike.

  31. Jacqueline disse:

    Ola Ike , adorei o blog achei muito interessante o que você faz pela América , por que decidiu começar a fazer isso ? Sou aluna do colégio SESI-PR Marechal C. Rondon , e estou sempre acompanhando o blog, beijos .

    • ikeweber disse:

      Jacqueline, é um sonho antigo, que transformei em realidade. Leia meu primeiro post, “o sonho”. Ali conto sobre a ideia. Abço, Ike.

  32. Jaqueline Patrícia disse:

    Olá. Sou aluna do Colégio SESI de Marechal Cândido Rondon e achei muito interessante o modo com que a arte está estampada pela cidade, e os eventos que oferecem a diversão em forma de cultura para a população. Também me chamaram muito a atenção os desenhos em homenagem aos cachorros de rua maltratados em cativeiros.
    Tudo isso é uma forma de unir a população apresentando a cultura.
    Como a população recebeu sua visita pela cidade?

  33. Marina Cristina Schweighofer Braga disse:

    Olá Ike, sou aluna da oficina “De mochila pelas Américas” do Colégio SESI de Marechal Cândido Rondon. Pelo documentário percebe-se que preversar a cultura é respeitar e resgatar os valores de um povo, percebe-se também que eles tem a consciência de quanto isso é importante e procuram manifestar de diversas formas, também é necessário que se tenha espaço para tais manifestações. A arte presente na capital de Costa Rica, mudou os espaços ocupados pelas pessoas, e fez elas verem a capital de outra forma, valorizando e transformando o lugar onde vivem. A arte traz alegria. A sensação de viver em um lugar modificado por ela deve ser sem explicação. Adorei as fotos! Beijo.

  34. Fernando Ferreira- SESI PR disse:

    Muito interessante essa sua jornada. Cada lugar uma imensa diversidade cultural que você está nos mostrando através do blog. Valew Ike estamos com você. (Colegio SESI-PR Guarapuava).

  35. Laura Andriolli disse:

    Acho muito interessante o forma que as pessoas conseguem expressar a sua arte de todas as formas possíveis sem restrição, sem vergonha de mostrar oque gosta, a criatividade das pessoas é realmente incrível! Ike to adorando as suas viagens, que você ainda visite vários lugares maravilhosos e continue mostrando um pouco de cada um deles com o seu blog. Sou aluna do SESI-PR Cianorte, parabéns pelo seu trabalho e boa sorte!

  36. Guilherme A. da Rosa disse:

    Muito bonita esta cidade. Existem contrastes de construções antigas e modernas ou são apenas construções antigas ? Colégio SESI-Guarapuava-Pr.

    • ikeweber disse:

      Guilherme,

      San José, a capital da Costa Rica, é também uma cidade com arquitetura contemporânea. Há influência da cultura norte americana e existem modernas lojas de marcas famosas e redes de fast food também.

  37. Jhonata disse:

    Qual é o próximo lugar que deseja conhecer? gostei muito do blog queria ter a mesma corragem que a sua . Sou aluno do colégio SESI de Marechal Cândido Rondon .

  38. Jacqueline disse:

    Quando chega nos lugares como o pessoal reage, te aceita ou se sentem ameaçadas, algo do tipo ? E como você se sente ao chegar nesses lugares maravilhosos? Não sente medo ou insegurança? Sou aluna do colégio SESI de Marechal Cândido Rondon , estou adorando o blog .

    • ikeweber disse:

      A princípio sempre me confundem com norte americano, Jacqueline, o que não gosto muito.

      Mas a recepção é sempre boa, agradável. As comunidades são cordiais e hospitaleiras e me sinto muito bem.

      Os colombianos e costarriquenhos são especialmente receptivos e os equatorianos muito solícitos.

      Abço, Ike.

  39. Jacqueline disse:

    Experiência única não é Ike ? Deve estar se divertindo muito ! Boa Viagem e continue mostrando tudo de todos os lugares há nós .

  40. kember kawe disse:

    corrección: hola,soy de Bandeirantes-PR, y estudio enel colégio SESI,estoy admirado con los postajes. Abrazos

  41. Nádia fernanda disse:

    Corrección:
    Hola,Ike Weber, mi nombre es Nádia estudio en el colégio Sesi-PR,quería darte las gracias por la oportunidad que usted está proporcionandonos con los viajes maravilloso por las Américas

  42. Nádia fernanda disse:

    corrección 2:
    Felicitaciones por esta garra que pasa, y espero que los estudiantes con su postagem ayudar usted a superar los obstáculo de las nuevas viajes

  43. Lavinia Costa disse:

    Ike hola , mi nombre es Lavinia y estudio en el colégio SESI – PR . Estoy muy satisfecho con toda esta belleza que existe en América del Sur! todo es muy bonito , lo es realmente impresionante! y quería darte las gracias por darnos esta oportunidad de aprender todo esto a través de ti ! Gracias y buena suerte (: abrazos …

  44. Lavinia Costa disse:

    corrección 2 :
    Estoy muy imprecionada con todos estos lugares que va! son increíblemente hermoso … Estoy estudiando en el taller de la Mochila por las Américas y estoy disfrutando de verdad !

  45. Los Mariachis disse:

    Olá Ike, somos do colégio Sesi Cic e gostariamos de saber como são as escolas dessa cidade?

    • ikeweber disse:

      Los Mariachis,

      A educação na Costa Rica é uma das melhores da América Latina. Há escolas em todas as comunidades.

      O uso de uniforme escolar é obrigatório. Os alunos transitam sempre impecáveis pela cidade.

      Abço, Ike.

  46. larissa matte disse:

    muito bom o que o governo fez para trazer as pessoas para de volta ao centro da cidade promovendo a arte e cultura a todos,se em muitos lugares fossem promover esse tipo de atividade ,poderia mudar muita coisa no mundo.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *