Uma prova de fé

Publicado em: 13/06/ 13

Ruínas igreja 0
Ruínas igreja 1a
Ruínas igreja 1b
Ruínas igreja 2a
Ruínas igreja 2b
Ruínas igreja 3
Ruínas igreja 3a
Ruínas igreja 6
Ruínas igreja 7
Ruínas igreja 8
Ruínas igreja 9
Ruínas igreja 10
Ruínas igreja 11
Ruínas igreja 12
Ruínas igreja 13
Ruínas igreja 17a
Ruínas igreja 17b
Ruínas igreja 18 (2)

Relato do Viajante

O altar da igreja de San Juan de Parangaricutiro resistiu à fúria do vulcão mais jovem do mundo. Está de pé, recebendo homenagens, oferendas e atestando a fé da pequena comunidade de Angahuato, no México.

Recém-iniciava o ano de 1943 quando Dionisio Pulido, fazendeiro local de origem indígena, sentiu a inquietude do solo e o calor que brotava do chão, junto à plantação de milho.

Em 24 horas a terra começou a gritar e a expelir rochas, cinzas e lava, de um monte de sete metros de altura. Nascia um vulcão que em um ano atingiria 410 metros e derramaria suficiente material para sepultar dois povoados da região.

As poucas centenas de habitantes puderam sair a tempo e o novo e imponente morador foi batizado de Paricutin, por dominar o território antes ocupado pelo vilarejo de mesmo nome.

Por nove anos o vulcão espirrou constantemente. Berrou, vociferou e sua lava conquistou um campo de 20 quilômetros quadrados de extensão. Lambeu a igreja, que resistiu, em parte.

Sobraram uma torre e meia, algumas meia-paredes, com janela, e o altar. A fachada de pedra recorda a magnitude do templo. Os restos das construções do antigo povoado dormem baixo rocha vulcânica.

Hoje, a 2.800 metros acima do nível do mar, o gigante hiberna. As fumarolas que exalam vapores a pelo menos 80 C indicam que segue vivo, apenas dormente.

 


60 Comentários

  1. jéssica dos santos ribeiro disse:

    então ike la vai mais umas de minhas curiosidades!durate sua viagem ate aonde voce esta agora, houve algum lugar assim em quer voce nw gostou de estar ou teve receio?

  2. juliana aparecida correa de mello silverio disse:

    he aí ike adoro seu blog, vc é um exemplo para muitos e principalmente para mim… um abraço e boa sorte !!!

  3. Leonardo da Silva disse:

    Ei Ike, lugar realmente incrível, como tantos outro que passou, pena que esta em ruínas hehe’ um dia ainda saio numa aventura como está, boa sorte em completar a sua, e após isso te esperamos para uma visita em Guarapuava.

    abras, Leonardo do Colégio SESI de Guarapuava.

  4. Jean Pierre N. Iensen disse:

    E ae Ike td bem??
    como esta sendo a aventura?? vc esta gostando de conhecer a américa por si próprio??

  5. Oláá sou Andréia do colégio SESI Guarapuava, estou amando sua viajem e com certeza estou aprendendo muito com a suas experiencias. confesso que não teria coragem de fazer algo parecido. Bjão boa sorte!!

  6. Nattan Novak disse:

    Olá ike sou do colégio sesi de Guarapuava-PR, gostando muito da sua jornada, e as imagens estão de parabéns, e um abraço e boa sorte!!!

  7. Nattan Novak disse:

    Parabéns por ter conseguido chegar até aqui, e com certeza chegara mais longe é claro, boa sorte Ike abraço , Nattan colégio sesi Guarapuava-Pr

  8. Gostei muito dessas imagens, legal essas ruínas que ainda sobraram após as erupções, bem legal , abraço , Renan Hilgemberg do colégio SESI

  9. Tiago A. dos Santos disse:

    Muito legal Ike, muito interessante que de um povoado todo apenas tenha sobrado esse igreja.. isso é para se pensar 🙂

    Continue sua viajem a boa sorte

  10. Vanessa Lorenzetti disse:

    Achei muito legal e interessante a sua viagem,mas acho que nao teria coragem de fazer isso! boa sorte

  11. Alessandra de Oliveira disse:

    Olá Ike! Me chamo Alessandra e sou do Colégio SESI de Guarapuava/PR . Estou acompanhando o seu trajeto e gostaria de lhe desejar uma boa viagem! Beijos e até a próxima!

  12. Tamires Almeida disse:

    Oi Ike Weber, sou a Tamires do Colégio SESI de GUARAPUAVA, estou na oficina De Mochila Pela América e estou entusiasmada com cada viajem sua.

  13. Tiago A. dos Santos disse:

    Fiquei realmente impressionado com essa igreja…

  14. kaue disse:

    dae ike mande um sauve pra galera do colegio sesi d guarapuava

  15. kaue luis lenceh disse:

    ai ike fikei sabendo q vc vai vim faze uma visita pra nois aqui do colegio sesi guarapuava estamos aguardando esse dia chegar…ate em breve

  16. Hanna Carolyne disse:

    Ike, você vai visitar as instalações HAARP no Alasca?? dizem ser um local interessante..

    Hanna, Colégio Sesi Guarapuava

    • ikeweber disse:

      Sim, Hanna, sem dúvida é um projeto interessante, vamos ver se conseguirei.

      Ainda não sei minha programação exata no Alaska. O roteiro da expedição tem variado bastante, em cada país.

      Abço, Ike.

  17. gabriele lima disse:

    oi Ike, sou do colégio Sesi de Guarapuava, e acho muito legal digamos que a oportunidade que você teve de começar uma vigem por toda a América !

  18. Jean Pierre disse:

    E ae Ike td bem??
    Em torno dessa caminhada vc se machucou gravemente ou contraiu alguma doença??

    Jean Pierre – SESI Guarapuava

  19. João Carlos Fabre dos Santos disse:

    E ai Ike, gosto muito do seu blog e admiro o seu trabalho.Um grande abraço e boa sorte!

  20. João Carlos Fabre dos Santos disse:

    E ai Ike, eu sou do colégio SESI Guarapuava eu gosto muito do seu blog e admiro o seu trabalho. Um grande abraço e boa sorte!

  21. João Carlos Fabre dos Santos disse:

    E ai Ike, gostei muito dessa sua viajem. Um abraço e boa sorte!

  22. Oláá sou Andréia do colégio SESI Guarapuava, estou amando sua viajem e com certeza estou aprendendo muito com as suas experiencias. confesso que não teria coragem de fazer algo parecido. Bjão boa sorte!!

  23. Olá sou Andréia do colégio SESI Guarapuava, estou amando sua viajem e com certeza estou aprendendo muito com as suas experiencias. confesso que não teria coragem de fazer algo parecido. Bjão boa sorte!!

  24. Amanda Menon disse:

    Olá! Ike, sou aluna do Colégio SESI de Guarapuava. Estou aqui novamente para dizer que estou adorando acompanhar sua viagem, além de conhecer novos lugares, aprendi muitas curiosidades sobre eles! Quem sabe um dia eu possa passar por alguns dos lugares que vc passou..

  25. Amanda Menon disse:

    Olá! Ike, sou aluna do Colégio SESI de Guarapuava. Estou aqui novamente para dizer que estou adorando acompanhar sua viagem, além de conhecer novos lugares, aprendi muitas curiosidades sobre eles! Quem sabe um dia eu possa passar por alguns dos lugares que você passou..enfim, Fiquei sabendo pelo meu profº de geografia que se possível você realizará uma visita ao nosso colégio ao término de sua viagem, estou muito ansiosa espero que possa vir. Até logo e Boa sorte!

  26. Alison Painkiv disse:

    Eai ike, blz?! Como estão as coisas em sua viajem? Aqui no Brasil as coisas estão se convencionando, estamos presenciando uma série de protestos nas principais cidades do país em prol de melhorias a sociedade, essa noticia repercutiu-se internacionalmente, gostaria de saber de que maneira você mantem-se atualizado de fatos que ocorrem no Brasil?

    • ikeweber disse:

      Repercutir pela televisão, Alison. E nos últimos dias conversei com pessoas que estavam bem informadas sobre os protestos.

      Eu tenho acompanhado tudo à distância, principalmente pela internet: sites de notícias, blogs e twitter.

      Abço, Ike.

  27. Realmente encantador! Ike, quero agradecer pela experiência que estou tendo de acompanhar sua trajetória através do blog, tenho ganhado muito conhecimento sobre a américa de forma geral, sobre países pouco reconhecidos, mas porém países com culturas tão interessantes, como o exemplo da Costa Rica , lendo essas histórias que de certa forma viram curiosidade para nós jovens que hoje acompanhamos suas aventuras, deixam a entender um pouco mais do que é a América.

  28. É realmente encantador! O que mais impressiona é o fato de o vulcão ainda estar respirando. Incrível o fato de a igreja não ser completamente engolida pelo vulcão, impressiona saber que o altar ainda está inteiro!. A parte triste da história é a de que morreram pessoas por causa da fúria incontrolável de um vulcão, mas é realmente um fato incrível!.
    Ah!, ja ia me esquecendo, me chamo Gabriel e sou do Colégio SESI de Guarapuava, e esperamos que venha aqui nos visitar quando sua viajem terminar,e voce vem né? hahaha. Com toda certeza vamos o receber da melhor forma possível!. Aproveita aí Ike, Abraços!!

    • ikeweber disse:

      Espero poder visitá-los, Gabriel. Vai depender da gerência do Colégio Sesi aprovar essa continuidade, com palestras, por exemplo.

      Quando o vulcão Paricutin entrou em erupção, as pessoas puderam sair a tempo, Gabriel. Ninguém morreu.

      Abço, Ike.

  29. Gabriel Medeiros Reggiani disse:

    Realmente encantador! Incrível o fato do vulcão ainda continuar respirando, outro fato surpreendente é o da igreja não ter sido inteiramente engolida pelo vulcão, e de que o altar ainda continua intacta!!
    Impressionante mesmo Ike, espero que venha nos visitar aquino Colégio SESI de Guarapuava, ficaremos muito gratos com a sua presença e terás uma recepção da melhor forma possível!. Abraços!

    Gabriel.

  30. Gabriel Medeiros Reggiani disse:

    Incrível mesmo Ike, o fato de a Igreja não ter sido inteiramente engolida pelo vulcão e ter partes importantes dela ainda vivas como o altar é surpreendente.
    Gabriel Colégio SESI Guarapuava.

  31. Ana julia Arenhart disse:

    Olá Ike ,quanto tempo falta e quais lugares ainda a serem visitados até o fim de sua expedição? E quando acabar ,pretende fazer outra viagem dessa ,pra onde? Ana Arenhart Colégio SESI Guarapuava .

    • ikeweber disse:

      Ana,

      Estou no centro do México, rumo ao norte. Devo entrar nos EUA no início do mês que vem. Aí viajo até o Alaska, atravessando o país.

      A expedição dura ainda uns dois meses e meio. Quanto ao futuro, ainda não sei como será, um projeto por vez.

      Abço, Ike.

  32. Thalia disse:

    oi Ike, aqui é a Thalia do colégio SESI, de Guarapuava. Estou acompanhando o seu site e gostando muito da sua viagem, confesso que não teria coragem de fazer o mesmo.
    bjão, boa sorte!!

  33. Gabriel Alexius Strechar disse:

    você já passou por muitas dificuldades mas também por lugares que compenção todo o sofrimento qual lugar você gostaria de voltar?

    • ikeweber disse:

      O que mais me interessa após essa expedição seria conhecer lugares e regiões que não pude visitar, no México e na América Central.

      Do que vi, gostei de tudo e voltaria a qualquer um desses lugares.

      Abço, Ike.

  34. Jean Pierre disse:

    E ae Ike td bem??
    Espero muito q vc possa vim conhecer o Colegio SESI – Guarapuava, tds nos kae estamos ansiosos..

    Jean Pierre – SESI Guarapuava

  35. João Vitor Seiji Imai disse:

    Ei Ike, muito legal sua viagem, estou curtindo.

  36. Olá ike,sou a Michele do colégio Sesi de Guarapuava, achei muito legal e interessante sua viajem e a sua coragem de sair viajando por toda a América, Boa sorte

  37. Alison Painkiv disse:

    Boa sorte Ike, lhe desejo uma viajem bem sucedida! Alison do colégio SESI – Guarapuava.

  38. Breendown Matheus disse:

    Ike, que loucura né, em um momento você está em sua casa, tranquilo, e daki a pouco nasce um vulcão embaixo de seus pés e vc tem um dia para sair correndo de casa haha a população deve ter entrado em desespero! Gostei muito dessa história! Vai com força e vc chega lá abraços, Breendown, colégio Sesi Guarapuava

  39. Jean Pierre disse:

    E ae Ike td bem??
    só queria lhe desejar boa sorte e torcer para que vc venha a conhecer o nosso colégio SESI – Guarapuava..

    Jean Pierre – SESI Guarapuava

  40. bernardo disse:

    Poxa Ike, deve ser triste saber que só os alunos do colégio sesi guarapuava comentam no seu blog e acessam ele, tudo porque vale nota…

  41. Jean Pierre disse:

    E ae Ike td bem??
    só queria lhe desejar boa sorte!!

    Jean Pierre – SESI Guarapuava

  42. bernardo disse:

    Poxa Ike, deve ser triste saber que só os alunos do colégio sesi guarapuava comentam no seu blog e acessam ele, tudo porque vale nota..

    • ikeweber disse:

      Fico feliz pelos acessos do Colégio Sesi de Guarapuava ao blog, Bernardo.

      Mas acho triste é se esses acessos forem só porque valem nota. Deveriam ser pelo interesse na expedição, em viajar e na cultura dos países.

      Felizmente, Bernardo, há vários acessos, de pelos menos duas dezenas de países. São formadores de opinião, jornalistas, viajantes, interessados em geral e amigos. Contabilizamos cerca de 30 mil, desde o início da expedição.

      Ah, os alunos de outras unidades do Colégio Sesi também acessaram. Foram 20 colégios que participaram, no primeiro semestre. Acho que vocês começaram mais tarde.

      Um abraço e siga acompanhando a expedição. Ike.

  43. Jussara Elisa disse:

    É uma delícia ler as crônicas.
    Estou viajando sem sair de casa!

  44. juliana aparecida correa de mello silverio disse:

    nem todos acessam por notas e sim por que realmente gostaram do blog do ike weber, assim como eu, e tenho certeza que muitos do colégio sesi adoraram seu blog …… não esquenta ike !!!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *