Vida de reflexão e clausura

Publicado em: 24/11/ 12

Monastério 1
Monastério 2
Monastério 3
Monastério 4
Monastério 5
Monastério 6

Esta estupenda imagem é de um claustro do monastério de Santa Catalina, em Arequipa. A cena pode comover ou até assustar, o fato é que surpreende, não se passa de forma indiferente. Sim, como disse a vocês, esta é uma viagem de aventura, mas também é uma expedição jornalística e cultural. Diferentes olhares e vivências nos aguardam neste blog.

Em um passeio tranquilo pelas seis ruas internas do lugar, sem a presença de grupos ou guias turísticos, pude sentir a paz e a serenidade, comuns aos monastérios.

Construído em 1579 pouco depois dos espanhóis chegarem à cidade, arregimentou meninas de todas as classes sociais que se dedicaram à vida religiosa e nunca mais voltaram para casa. Inicialmente abrigou 180 freiras e outras 320 pessoas, entre serviçais e estudantes.

Construído totalmente em “silar”, uma pedra branca de origem vulcânica, é a estrutura colonial mais importante da cidade. O monastério sofreu fortes abalos com os terremotos de 1958 e 1960 e teve que ser restaurado para ser aberto ao público, na década de 70. Viveu em isolamento absoluto por quase 400 anos. Hoje algumas freiras ainda permanecem enclausuradas.

As fotos mostram cenas internas dos passeios, celas e até da lavanderia das freiras, formados por imensos jarros de argila.


7 Comentários

  1. Sigmar Sabin disse:

    Obrigado IKE, por nos presentear com essas lições de história, de realidade, de um mundo, que se torna cada vez menor e mais próximo através da sua viagem.
    Você nos permite olhar imagens de lugares, talvez inacessíveis para muitos de nós, através dos seus olhos, registrado em suas lentes e compartilhado aqui no seu blog.
    Boa Jornada.
    Tenha um Bom Dia HOJE!

    • ikeweber disse:

      Obrigado, pelo apoio. Estou me esforçando para conseguir retratar o máximo para vocês. Nem sempre é possível, pelo dinamismo da viagem. Mas até amanhã teremos um post bem interessante. Grande abço.

  2. Nilceia disse:

    Que bonitas fotos, Ike e que lugar tranquilo. Está sendo muito bom viajar junto com voce.

  3. Edival de Paula Ronqui disse:

    Parabéns pelo lindo trabalho. É gratificante poder conhecer a história, costumes e curiosidades de locais onde muitos de nós não teremos oportunidade de ir pessoalmente.
    Grande abraço.

  4. ikeweber disse:

    Thank you so much, Brice. That´s the goal: travel a lot, for a long time, do some adventures, write and share with other people my experiences. I would like to invite you to keep reading this blog.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *